Fóssil de pterossauro é encontrado no Texas

11:28
Não mexa com os pterossauros do Texas! São os mais antigos já encontrados na América do Norte, e um espécime recém-descoberto pode ser o mais velho pteranodonte do mundo.
O misterioso réptil voador é um tipo de pterossauro, que deu seu mergulho final há 89 milhões de anos em um mar interior que antes recobria a região central dos Estados Unidos. Depois de afundar, seus restos fossilizados permaneceram no fundo até Gary Byrd, um caçador amador de fósseis, encontrar seus ossos. Eles foram recuperados durante a escavação de um aqueduto no norte de Dallas.
"Encontrei algumas partes de um peixe, e quando o encontrei, a primeira coisa que pensei é que não poderia ser um peixe”", explicou Byrd, empreiteiro de profissão, em um release da Universidade Metodista do Sul. “Eu percebi que era diferente, parecido com uma ave. É muito raro encontrar ossos são finos e longos”.
Em 1994, Byrd já teve até uma espécie de dinossauro com bico de pato, o Protohadros byrdi, batizado com seu nome. Ele doou os fósseis ao Museu Shuler de Paleontologia da Universidade Metodista do Sul, em Dallas.
No museu, Timothy Myers identificou que os ossos  pertenciam à asa direita do pterossauro, que muito provavelmente é um pteranodonte.
"Se não estivessem tão esmagados, seria possível determinar se é mesmo um pteranodonte”, comentou Myers. "Estes ossos achatam-se com facilidade. São ocos por dentro porque precisam ser leves para permitir o voo. Mas comprimem-se como uma panqueca quando estão engastados em camadas de rocha”.
No entanto, certas estruturas nos ossos sugerem que, de fato, os ossos são de um pteranodonte. O animal apresentava, por exemplo, “uma crista deltopeitoral arqueada e proeminente, típica dos membros da família Pteranodontidae”, afirmou Myers.
"O novo espécime acrescenta muitas informações sobre os pterossauros na América do Norte”, disse Myers.
Antes dessa descoberta, pteranodontes só haviam sido encontrados no norte dos estados de Kansas, Wyoming e Dakota do Sul. O réptil voador de Byrd também é o mais antigo espécime encontrado nos Estados Unidos, com um ou dois milhões de anos a mais do que o anterior. Uma espécie mais antiga, semelhante ao pteranodonte, o Ornithostoma, foi encontrada na Inglaterra.
Se for provado que os fósseis são, de fato, de um pteranodonte, será o mais antigo exemplar da espécie no mundo.
"É bastante raro encontrar qualquer vestígio de pterossauro, a menos que esteja em condições excepcionais de preservação. Seus ossos são frágeis e precisam ser enterrados rapidamente para que sejam bem-preservados”, explicou Myers.
"O espécime encontrado estava depositado relativamente longe da costa, entre 15 e 24 metros de profundidade. É bastante incomum devido ao número de elementos, já que geralmente encontra-se apenas um pedaço ou um fragmento dele incrustado na rocha".
Este novo espécime também viveu em uma época de transição importante para os pterossauros. Ao longo da fase inicial do Cretáceo, de 80 a 90 milhões de anos atrás, os répteis voadores começaram a se diversificar de formas com dentes para formas sem dentes, como o pteranodonte.
Segundo Myers, “o achado ajuda a restringir o tempo de transição entre os animais com dentes e sem dentes porque apenas algumas milhões de anos separam esta espécie do Aetodactylus."
O Aetodactylus, também descrio por Myers, viveu há 95 milhões de anos e tinha dentes, enquanto o pteranodonte desdentado do Texas surgiu só seis milhões de anos mais tarde.
Pterossauros viveram e foram extintos na mesma época que os dinossauros, mas não eram dinossauros. Eles dominaram os céus do planeta entre 100 milhões e 65 milhões de anos atrás.

FONTE : http://blogs.discoverybrasil.com/noticias/2011/03/f%C3%B3ssil-de-pterossauro-%C3%A9-encontrado-no-texas-.html
Deixe Um Comentario Nessa Postagem :

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t :u :v :x

CHAT