Refrigerantes diet ainda estão sob fogo cerrado

11:40
Sob acusações de que os adoçantes artificiais podem provocar câncer e estarem ligados à síndrome metabólica, os refrigerantes diet ainda estão na berlinda.
Apresentada na conferência internacional da American Stroke Association (Associação Norte-Americana de Derrame) esta semana, uma nova pesquisa liderada por cientistas da Universidade de Colúmbia sugere que os refrigerantes diet podem aumentar o risco de problemas vasculares e derrame.
O aggressor: sódio
Utilizando dados obtidos em uma análise de nove anos de cerca de 2.500 pessoas acima de 40 anos, os cientistas descobriram uma ligação entre o consumo de refrigerante diet e problemas vasculares. Um segundo estudo utilizou os mesmos dados e relacionou o consumo de sal a isquemias, que ocorrem quando a obstrução dos vasos interrompem da irrigação sanguínea no cérebro.
De acordo com o estudo, os indivíduos que consumiram refrigerantes diet diariamente apresentavam um risco 61% maior de sofrer acidentes vasculares cerebrais. O segundo estudo mostrou que os indivíduos que consumiram mais de 4.000 milligramas de sódio por dia tinham duas vezes mais chance de sofrer um derrame, quando comparados a indivíduos que consumiram menos que o limite diário de sódio recomendado, de 1.500 miligramas.
A quantidade média de sódio consumida diariamente pelos participantes da pesquisa era mais do que o dobro do limite recomendado.
Os pesquisadores levaram em consideração a dieta de cada indivíduo, a regularidade das atividades físicas, problemas de saúde existentes, fumo e outros fatores, e ainda encontraram ligações entre o consumo de sódio e maiores riscos para a saúde.
Para entender melhor: cada lata de Diet Coke, Coca Zero e Diet Pepsi contém entre 35 e 40 miligramas de sódio, segundo as informações nutricionais.
Não parece muito, mas quando alguém consome vários refrigerantes diet por dia ou abusa de alimentos com alto teor de sal, os níveis de sódio aumentam significativamente.
Embora as descobertas possam nos fazer questionar o consumo diário de refrigerantes diet, os líderes desses estudos reconhecem a necessidade de mais pesquisas para se chegar a quaisquer conclusões definitivas sobre efeitos adversos à saúde humana.
Por enquanto, cortar os refrigerantes da dieta provavelmente não é uma má ideia.


FONTE http://blogs.discoverybrasil.com/noticias/2011/02/refrigerantes-diet-ainda-est%C3%A3o-sob-fogo-cerrado.html
Deixe Um Comentario Nessa Postagem :

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t :u :v :x

CHAT